sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Arte Do Grafite!

Você já reparou que alguns muros e túneis da sua cidade estão decorados com formas, linhas e cores? Pois é, isso não são apenas traços, são uma forma diferente de artistas de ruas demostrarem seu talento e seus sentimentos!
   Desde o Império Romano muitos artistas utilizam o grafite como forma de manifestação artística em espaços públicos. Seu aparecimento na idade contemporânea se deu na década de 1970, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes de Nova York, nos Estados Unidos. Algum tempo depois essas marcas evoluíram e começaram a ganhar novas técnicas, formas e desenhos.
   Dentre os grafiteiros, talvez o mais célebre seja Jean Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970,despertou a atenção da imprensa, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan em Nova York. Posteriormente Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

   O Hip Hop está ligado diretamente a esse tipo de arte. Para este movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
   O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os grafiteiros por sua vez não se contentaram com o estilo norte-americano, e começaram a incrementar a arte, fazendo com que o grafite brasileiro fosse reconhecido e entrasse para a lista dos melhores do mundo.


   Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Hoje em dia os grafiteiros só podem expressar sua arte com a autorização dos proprietários das paredes a serem pintadas, caso contrário são considerados pichadores e podem cumprir penas que variam de acordo com a gravidade do ato.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário