O templo de Zeus Olímpico, também conhecido como Olympeion, é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo, e está localizado no centro de Atenas, na Grécia. O projeto apresentou um total de 104 colunas de 17 m de altura e 2 m de diâmetro, sendo que hoje só restam 15 colunas em pé, e uma outra caída ao solo.
Antes do Templo de Zeus existir, outro templo bem mais simples constituía o local. Mas no ano de 515 a.C. Psístratos resolveu que ia construir outro, bem mais impressionante que o original. Acontece que ele tinha muitas idéias e pouco dinheiro, e a construção foi abandonada. Depois veio o rei da Síria, Antioco IV e retomou a construção, que voltou a ser abandonada, quando faltavam os frontões e o teto, isto no ano de 163 a.C. Muitos anos se passaram e a construção ficou abandonada ate que em 131 da nossa era, chega Adriano (o imperador romano) e completa o templo. Assim que Adriano completou a obra, os atenienses em sua homenagem construíram a Porta de Adriano, que está ao lado do Templo de Zeus Olímpico.
Em 21 de janeiro de 2007 o templo foi pela primeira vez desde a antiguidade usado como local de culto, quando foi realizada ali uma cerimônia neopagã pelo grupo Ellinais.
